Vale a pena comprar imóvel na praia?

É comum algumas dúvidas surgirem na cabeça de quem está pensando em adquirir um imóvel na praia.

Vou ter que passar as férias todo ano no mesmo lugar? E o risco de invasão? E os gastos com impostos e conservação?

Quem gosta de conforto e de ficar à vontade no próprio canto geralmente se dá bem quando compra uma casa de praia e os benefícios de ter um segundo lar (e não ficar hospedado em hotéis) são pontos positivos, principalmente no caso de famílias muito grandes, ou que costumam chamar parentes para viagens em conjunto. Os custos com passagens, hospedagem e alimentação em restaurantes podem pesar muito, se comparado com a divisão das contas de água e luz da casa de praia e da compra de comida para ser feita no local, por exemplo.

Mas lembre-se: Você só deve comprar o imóvel se estiver em um emprego estável e a certeza de que a localização fornecerá segurança e qualidade de vida nos anos seguintes. Que tal fazer um “test drive”? Alugue o imóvel antes de comprá-lo e dê atenção a alguns detalhes como localização, segurança e qualidade da estrutura. Verifique os seguintes fatores:

Idade

Evite imóveis muito antigos. Há 30 anos o sistema elétrico, por exemplo, não era tão moderno e você poderá ter problemas de curtos-circuitos.

Maresia

Ela desgasta ferragens, portões e dobradiças. Faça um teste: Abra as torneiras e verifique se a água está com um tom enferrujado. Se sim, os canos estão corroídos.

Terrenos

Se forem acidentados, com desnivelamento, é possível que haja problemas futuros com chuvas.

Rachaduras

Se estiverem próximas às janelas ou do rodapé, é muito provável que o imóvel tenha infiltração.

Telhados e pisos de madeira

Verifique se há pó nos cantos do chão. Se sim, pode ser que haja cupins na casa.

Na hora que você se sentir seguro, aí sim! Vá em frente e feche negócio!

E aproveita pra dar uma olhada nas oportunidades que a Pinheiro Imóveis tem pra você.

Compare listings

Comparar